Projeto NOMAD premiado no DFBW Award 2025
O Projeto NOMAD foi premiado no Design for a Better World Award 2025 na Categoria Design de Serviço. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 27 de novembro, em Curitiba, Paraná.
NOMAD propõe um modelo inédito de sustentabilidade urbana desenvolvido na Rocinha (RJ) pela parceria entre Maré, PUC-Rio e DASA. A iniciativa transforma resíduos plásticos de baixo valor comercial em armações de óculos, por meio de manufatura aditiva e reciclagem distribuída, com redução de até 99% nos custos e 75% no consumo energético em relação a processos convencionais. Com design voltado à simplicidade e precisão, o sistema elimina componentes metálicos e facilita a operação por pessoas sem formação técnica. O projeto alia eficiência tecnológica, impacto social e responsabilidade ambiental, ao gerar renda e qualificação para jovens, reduzir resíduos locais e democratizar o acesso a produtos essenciais, transformando passivos ambientais em ativos socioeconômicos para comunidades periféricas.
Autores: João Victor Azevedo, Pedro Leonardo Azevedo, Raphael Vinagre, Iata Anderson Silva Mendonça, Jorge Lopes e Heron Werner.
O DFBW é uma iniciativa do Centro Brasil Design e celebra iniciativas voltadas à construção de um mundo melhor por meio da criatividade. Com uma visão que transcende noções preconcebidas sobre o design, impulsiona soluções em áreas variadas, estimulando um ambiente colaborativo, dedicado a imaginar um futuro mais inclusivo, sustentável e socialmente justo para todos.


